O QUE É UM SPDA?
Antes de falarmos sobre o projeto para raio torre, precisamos entender rapidamente o que é o Para Raio e qual a importância desse sistema de proteção contra raios. Vamos lá...
- Os raios geram uma descarga de energia elevadíssima que afeta tensão e corrente, consequentemente queimando equipamentos eletrônicos;
- podem causar curtos circuitos e incêndios e produzir um “centelhamento” capaz de matar pessoas, mesmo em ambientes internos.
Em questões de segundos, empresas, indústrias, condomínios, hospitais e residências, podem perder todo o seu patrimônio.
Por este motivo, todas as edificações precisam de algum tipo de sistema de proteção, desde os mais simples, como um sistema de aterramento, até os mais complexos como o SPDA completo.
O SPDA ou para-raios é um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (raios) que deve ser instalado em edificações.
O sistema tem como objetivo encaminhar a energia do raio, desde o ponto que ele atinge a edificação até o aterramento, o mais rápido e seguro possível, evitando danos.
Isto é, apesar do nome sugerir, o sistema não impede, não atrai e nem evita que o raio caia, porém atenua ao máximo os efeitos nocivos que ele causa na edificação, nas instalações elétricas e nos equipamentos.
E claro, salva vidas, pois o Brasil é o país com maior incidência anual de descargas atmosféricas (de acordo com o Inpe, ocorrem mais de 78 milhões de raios por ano).
Basicamente, o SPDA externo é composto por três subsistemas externos que trabalham em conjunto:
- Subsistema de captação do raio;
- Subsistema de descida que conduz a energia do raio para o aterramento;
- e oSubsistema de aterramento que faz a drenagem da energia do raio para o solo.
O QUE É UM projeto para raio torre?
Como falado anteriormente, todas as edificações precisam de algum tipo de sistema de proteção contra raios, desde os mais simples até os mais complexos, e é o projeto para raio torre que vai determinar qual é o tipo ideal para determinada edificação, levando em consideração todas as variáveis do local e das normas técnicas.
Para elaboração do projeto de SPDA, o engenheiro eletricista responsável realiza vistorias técnicas in loco pois é necessário realizar uma análise ampla e específica do local e da sua vizinhança.
Ele também realiza cálculos de gerenciamento de risco pra determinar o nível de proteção que deverá ser utilizado para a edificação.
O projeto para raio torre deve ser elaborado e executado observando os parâmetros exigidos pela norma NBR 5419, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Preferencialmente o projeto para raio torre deve ser elaborado junto ao projeto da instalação elétrica em geral, antes da fase de construção da edificação, mas ele também pode ser elaborado e implantado em edificações já existentes sem SPDA ou nos casos em que o sistema precisa ser atualizado/modernizado.
DANOS QUE O projeto para raio torre PODE EVITAR:
O projeto de SPDA e aterramento bem dimensionado e executado evita inúmeros danos as edificações e as pessoas, como veremos nos tópicos a seguir:
- Evita danos as edificações, instalações elétricas, equipamentos e máquinas;
- Evita curtos-circuitos, centelhamentos, choques elétricos e incêndios;
- Evitas acidentes e perdas de vidas;
- Evita multas dos órgãos públicos pois garante que o SPDA está em conformidade com as normas;
- Evita a recusa das seguradoras para cobrir sinistros acontecidos na edificação pois garante que o SPDA foi executado de acordo com as normas;
- Evita a rejeição para a obtenção inicial e renovação do alvará de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros que solicita o projeto e laudo de SPDA;
- Evita rejeição em obtenção de certificações do tipo ISO;
- Evita a responsabilidade civil e criminal em casos de acidentes com descarga atmosférica e não atendimentos às normas regulamentadoras.
QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DO projeto para raio torre ELABORADO PELA ST ENGENHARIA
Aqui na ST ENGENHARIA realizamos projeto para raio torre paraindústrias,prédios, comércios, condomínios e torres de comunicação e telefonia.
Nosso para raio projeto é elaborado de forma compatível com os projetos estruturais e arquitetônicos, de forma a otimizar a utilização de materiais e não comprometer os padrões estéticos e construtivos.
Atendemos anível nacional pois nossos profissionais possuem conhecimento nas legislações específicas de cada estado e nas normas das concessionárias de energia locais.
Possuímos também registro em todos os CREAs do Brasil, o que nos permite atender a nível nacional com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dentro dos padrões exigidos de cada local.
ITENS CONTEMPLADOS DURANTE A ELABORAÇÃO DO projeto para raio torre PELA ST ENGENHARIA:
- Gerenciamento dos riscos
- Definição de recursos de proteção
- Determinação da forma adequada de proteção
- Determinação da quantidade e posição das descidas
- Definição do condutor de aterramento
- Indicação das equalizações de Potenciais
- Definição das Medidas de Proteção contra Surtos (MPS)
- Cálculo das distancias de segurança
DEMAIS SERVIÇOS RELACIONADOS A SPDA (PARA-RAIOS) E ATERRAMENTO QUE A ST ENGENHARIA REALIZA
- Projeto de Aterramento Elétrico
- Projeto de As Built
- Instalação e montagem de SPDA (Para-raios)
- Manutenção de SPDA (Para-raios)
- Instalação e montagem de Sistema de Aterramento
- Manutenção de Sistema de Aterramento
- Laudo de SPDA
- Laudo de Aterramento Elétrico (fixo ou temporário)
- Laudo de Aterramento de Equipamentos
- Laudo de Medição de Continuidade das Estruturas
- Laudo de Entrega e Recebimento de Obras