Antes de falarmos sobre o serviço de montagem de aterramento precisamos entender rapidamente o que é e qual a importância deste sistema de proteção para uma edificação. Vamos lá...
O QUE É UM ATERRAMENTO ELÉTRICO?
Aterramento elétrico é um sistema de proteção no qual as instalações elétricas e os equipamentos eletroeletrônicos de uma edificação são conectados à terra por meio de um componente condutor.
Para que, em casos de fuga de corrente elétrica, haja o escoamento da eletricidade diretamente para a terra, evitando assim os choques elétricos e garantindo o bom funcionamento das instalações.
Além do relatado anteriormente, o aterramento elétrico também atua em casos de descargas atmosféricas (raios) e na eletricidade estática.
Apesar de sua principal função ser de garantir a segurança das pessoas que têm contato com equipamentos elétricos, ele também facilita o funcionamento dos dispositivos de segurança (disjuntores e fusíveis) e ainda aumenta a vida útil dos equipamentos, seja em indústrias, empresas ou mesmo em residências.
Por se tratar de um sistema de proteção importantíssimo que evita graves acidentes como choques elétricos e raios, ele deve ser instalado em todas as edificações, independentemente do tamanho ou função da edificação.
E para que o sistema de aterramento seja efetivo e traga a segurança necessária para a edificação, ele precisa ser bem dimensionado através de um projeto de aterramento e instalado por uma empresa capacitada e com experiência nesse tipo de serviço de montagem de aterramento.
O QUE É UM PROJETO DE ATERRAMENTO?
O projeto de aterramento é um estudo por onde se dimensiona e determina o sistema de aterramento ideal para uma edificação, levando em consideração todas as particularidades do edifício.
Preferencialmente, ele deve ser elaborado junto ao projeto da instalação elétrica em geral, antes da fase de construção da edificação, mas ele também pode ser elaborado e implantado em edificações já existentes sem aterramento elétrico ou nos casos em que o sistema precisa ser atualizado/modernizado.
montagem de aterramento Além das edificações fixas, novas ou antigas, a montagem de aterramento também é extremamente necessária em outras ocasiões e instalações, como por exemplo:
- Em instalações elétricas temporárias como canteiros de obras, espaços de shows, espaços de feiras, etc (montagem de aterramento temporário);
- Em painéis elétricos prediais e industriais;
- Nas partes metálicas de máquinas e equipamentos de empresas (exigido pela NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), entre outros.
Tanto o projeto quanto a execução da obra de montagem de aterramento devem ser elaborados e executados observando todos os parâmetros exigidos pelas normas técnicas, principalmente as seguintes:
ABNT NBR-5410 (instalações elétricas de baixa tensão), ABNT NBR 14039 (Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV) e NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
Realizar uma obra de instalação de aterramento elétrico, seja ela fixa ou temporária, sem um estudo apropriado e minucioso das reais necessidades da edificação, ou seja, sem a elaboração de um projeto de aterramento elaborado e executado por empresa especializada, pode ser muito perigoso e oneroso para a empresa ou condomínio, uma vez que pode favorecer acidentes nas instalações elétricas e atrasos e interrupções nas obras.
Abaixo apontaremos os danos que podem ser evitados com uma montagem de aterramento bem planejada e bem executada por empresa especializada, assim como a ST Engenharia:
DANOS QUE A MONTAGEM DE ATERRAMENTO BEM EXECUTADA PODE EVITAR:
- Evita danos às edificações, instalações elétricas, equipamentos e máquinas;
- Evita curtos-circuitos, centelhamentos, choques elétricos e incêndios, garantindo a segurança e integridade física das edificações e das pessoas contra choques e raios;
- Evitas acidentes e perdas de vidas;
- Facilita o funcionamento dos dispositivos de segurança (disjuntores e fusíveis);
- Favorece a continuidade das atividades da edificação, evitando interrupções no processo produtivo ou comercial pois evita paradas não programadas;
- Aumenta a vida útil dos equipamentos e dispositivos elétricos;
- Evita multas dos órgãos públicos pois garante que o sistema de aterramento está em conformidade com as normas;
- Evita a recusa das seguradoras para cobrir sinistros acontecidos na edificação pois garante que o sistema de aterramento foi executado de acordo com as normas;
- Evita rejeição em obtenção de certificações do tipo ISO;
- Evita a responsabilidade civil e criminal em casos de acidentes elétricos e não atendimentos às normas regulamentadoras.
O QUE É UM LAUDO DE ATERRAMENTO?
O Laudo de Aterramento é um documento técnico, em formato de relatório, realizado através de inspeções, análises e medições e que tem como objetivo verificar se o Sistema de Aterramento da edificação está em bom estado de conservação e apto para atuar adequadamente em casos de fuga de corrente elétrica (choques), em casos de descargas atmosféricas (raios) e em casos de eletricidade estática, verificando se o mesmo encontra-se de acordo com as normas técnicas brasileiras.
Sendo assim, o laudo de aterramento verifica as questões de segurança do sistema, apontando, caso seja necessário, as não conformidades encontradas e as sugestões para adequação dessas não conformidades através de uma manutenção do aterramento.
QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DA MONTAGEM DE ATERRAMENTO EXECUTADA PELA ST ENGENHARIA
Aqui na ST ENGENHARIA realizamos a instalação de aterramento e a manutenção de aterramento paraindústrias de todos os portes e segmentos de atuação,prédios, comércios, condomínios, residências e torres de comunicação e telefonia, tanto em baixa quanto em média tensão.
Executamos este serviço de montagem de aterramento em toda a região sul e sudeste do Brasil, pois nossos profissionais possuem conhecimento nas legislações e normas específicas de cada local.
Para os serviços de elaboração de projeto de aterramento e elaboração de laudo de aterramento, nós atendemos a nível nacional.
Possuímos também registro em todos os CREAs do Brasil, o que nos permite atender nessas localidades com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dentro dos padrões exigidos de cada local.
DEMAIS SERVIÇOS DE EXECUÇÃO DE OBRAS QUE A ST ENGENHARIA REALIZA
- Elétrica Industrial (Instalações e Manutenções Elétricas Industriais)
- Elétrica Predial (Instalação e Manutenção Elétrica em Prédios)
- Instalação e manutenção de SPDA (Para-raios)
- Montagem e manutenção de Subestação de Energia Instalação e manutenção de Sistema de Aterramento
- Instalação e manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico
- Obra de migração do faturamento para o mercado livre de energia
- Obra de infraestrutura elétrica para saneamento básico
- Reforma elétrica (retrofit elétrico)
- Montagem e manutenção de Painel Elétrico
- Instalação e manutenção de motor elétrico
- Aumento de carga elétrica
- Instalação de Câmeras de Monitoramento (Sistema de CFTV)
- Instalação de Alarme de Incêndio
- Instalação de Fotocélulas e Sensores de Presença Criação de Infraestrutura e Circuitos para Equipamentos
- Iluminação direta, indireta e de emergência
- Desmembramento de circuitos de 110 v para 220 v.