Entre em contato com um de nossos especialistas!

Projeto de energia solar fotovoltaica

Buscando por Projeto de energia solar fotovoltaica, vai encontrar no site da ST Engenharia. Compare imediatamente e conheça a melhor referência em qualidade do mercado.

Leia mais

PROJETO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: A ECONOMIA NA CONTA DE LUZ QUE VOCÊ PRECISA!

Aqui na ST ENGENHARIA somos especialistas em projeto de energia solar fotovoltaica e instalação dos sistemas de geração de energia solar tanto de pequenos sistemas fotovoltaicos para consumo próprio de empresas e residências quanto a grandes usinas que comercializam energia solar, com projetos aprovados junto à concessionária local e à Aneel.

SOBRE A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SEU CRESCIMENTO

Não é de hoje que a energia solar fotovoltaica tem sido destaque como método de energia limpa, renovável e econômica, trazendo benefícios econômicos para empresas, indústrias, condomínios e residenciais.

Com os aumentos na conta de luz cada vez mais recorrentes, a regulamentação da legislação brasileira que vem facilitando o acesso à tecnologia solar, a redução no preço do investimento e programas de financiamento para a instalação da tecnologia e claro, com a maior conscientização sobre o valor da energia limpa para o meio ambiente, fizeram com que a energia solar fotovoltaica crescesse exponencialmente no Brasil nos últimos anos, como veremos a seguir:

  • Entre o fim de 2016 e o início de 2018, a produção de energia fotovoltaica no Brasil foi grandemente ampliada, apresentando um salto de 1.153%, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar);
  • Já em 2019, as instalações das placas de energia solar triplicaram em relação ao ano de 2018, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica);
  • Apesar da crise mundial de saúde pública causada pela pandemia da Covid-19, que afetou inúmeros setores da economia, o setor de energia solar continuou em expansão em 2020, atingindo no início de agosto uma marca histórica de potência operacional (6 GW) em usinas de grande porte e pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos.

Esse crescimento em meio à pandemia se deve principalmente ao fato de que, a energia solar anteriormente mais procurada por residências, teve aumento na procura pelos produtores rurais, indústrias e comércios pois a energia elétrica representa um alto custo em suas atividades (sendo de aproximadamente 40% dos custos nas indústrias).

Além do que, esses estabelecimentos se beneficiam de linhas de crédito com parcelamento de até 76 meses, trazendo economia não apenas nesse momento de crise econômica, mas principalmente trazendo benefícios duradouros para longo prazo, uma vez que o investimento se paga em 5 anos e gera energia por mais 25 anos.

Por fim, precisamos ressaltar que a partir de agosto de 2020, começou a valer a medida que zera o imposto de importação para uma série de equipamentos de energia solar até o fim de 2021.

O que, segundo a Absolar, representa uma economia de 12% para importação de módulos e de 14% para inversores, facilitando o acesso a esses equipamentos.

Ou seja, o acesso a essa tecnologia está cada vez mais fácil tornando cada vez mais acessível ter um sistema de geração de energia elétrica em uma edificação.

A tendência é que essa tecnologia evolua cada vez mais, tendo módulos com maior capacidade de geração em menores áreas.

Agora que já contextualizamos os pontos principais do crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil, vamos começar a falar, na prática, como ela é gerada e como traz benefícios para as empresas e residências com a sua utilização. Vamos lá?

O QUE É A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA?

A geração da energia solar fotovoltaica se dá com a instalação de um sistema de painéis solares que transforma a radiação solar em energia elétrica por efeito fotovoltaico.

Simplificadamente, o funcionamento do sistema se dá da seguinte forma:

  • O sistema é composto por vários painéis que, por sua vez, são formados por várias células solares que convertem a radiação solar em energia elétrica em um processo chamado “efeito fotovoltaico”;
  • Nesse processo, são utilizados materiais semicondutores como o silício, gálio, cádmio ou disselenieto de cobre e índio;
  • O sistema de painéis é conectado a um “inversor”.
  • Equipamento que “inverte” a energia gerada de corrente contínua (CC) na energia elétrica que consumimos que é uma corrente alternada (CA);
  • Do inversor, a energia já própria para utilização é conduzida ao quadro de distribuição da edificação e de lá é direcionada através dos cabos às tomadas e pontos de saída de energia para então ser utilizada em todas as máquinas e equipamentos eletroeletrônicos residenciais, empresariais ou industriais;
  • A energia gerada pode até ser distribuída para a matriz energética brasileira – a chamada “geração distribuída” que permite a compensação entre os meses do ano.

Isso ocorre pois quando há sobra de energia gerada, isto é, quando o sistema produz mais energia do que consome, a energia excedente é cedida à distribuidora local que é compensada posteriormente na própria edificação em meses com baixa geração ou então pode ser compensada em outra edificação do mesmo titular.

BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

  • Economia de até 90% na conta de luz durante todo o ano, até mesmo no inverno e em cidades com bastante nebulosidade! Isso é possível graças à geração distribuída que realiza uma compensação onde os meses com mais sol compensam os meses nublados;
  • Retorno rápido do investimento: o retorno do investimento (payback) ocorre de 4 a 6 anos.
  • No entanto, o sistema de energia solar fotovoltaica costuma durar até 25 anos.
  • Ou seja, nos primeiros 5 anos você paga e depois, pelos próximos 20 anos, você apenas usufrui dos créditos gerados;
  • Após a realização de um projeto solar fotovoltaico e a instalação do sistema com empresa devidamente capacitada, os custos com manutenção do sistema e custos da concessionária local são mínimos;
  • A energia solar gerada é uma fonte inesgotável, não poluente, limpa e renovável;
  • Quando a edificação produz sua própria energia através do sistema solar, ela não fica refém dos recorrentes aumentos da energia brasileira que além de ter aumentos constantes também possui o sistema de bandeiras tarifárias com cobranças extras sobre a energia consumida nos meses de baixa produção, podendo chegar a aumentos de 50%.

Porém, para que todos os benefícios de um sistema de energia solar sejam alcançados e danos e riscos sejam evitados, é necessário um estudo completo de vários aspectos que podem interferir no sistema e isso se dá através da elaboração de um projeto de energia solar fotovoltaica elaborado por empresa especialista e capacitada, conforme veremos a seguir.

projeto de energia solar fotovoltaica E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EFICIÊNCIA E SEGURANÇA DO SISTEMA

Todo e qualquer tipo de sistema de geração de energia ligado à rede da Copel, ou qualquer outra concessionária de energia elétrica do Brasil, precisa de um projeto de energia solar fotovoltaica , com as especificações das normas da respectiva concessionária, definindo todos os aspectos e detalhes da conexão, além de consulta prévia para viabilizar a instalação do sistema.

Cada companhia de energia tem seus próprios critérios para aprovação de um projeto de sistema fotovoltaico e por isso é muito importante que a empresa executora do projeto e da obra tenha experiência com todas as legislações ligadas ao tema.

Alguns requisitos que devem ser observados para a elaboração de um projeto de energia solar fotovoltaica pois interferem na efetividade do sistema, são:

  • Tipo e condições estruturais do telhado;
  • Posicionamento do telhado em relação ao sol e a inclinação da cobertura;
  • Sombras geradas pelas construções vizinhas;
  • Índices de radiação média do local;
  • Inclinação, posicionamento e orientação geográfica das placas que interferem diretamente na quantidade de energia produzida.

RISCOS QUE UM projeto de energia solar fotovoltaica BEM ELABORADO EVITA:

  • Um sistema mal dimensionado e executado favorece o acontecimento de curtos, incêndios, choques, acidentes e quedas;
  • Quebras de telhas e vazamentos;
  • Baixo aproveitamento do sistema pois o mesmo não produz o que a edificação necessita.

Ou seja, o projeto fotovoltaico deve ser muito bem dimensionado para que a radiação seja suficiente para compensar o investimento! O sistema de energia solar fotovoltaica pode não ter a eficácia necessária e ainda trazer riscos para a edificação caso os requisitos listados acima não tenham sido cuidadosamente estudados, assim como os diferentes tipos de irradiação solar.

Não basta apenas comprar um sistema pronto e instalar é necessário a elaboração de um projeto de energia solar fotovoltaica .

QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DO projeto de energia solar fotovoltaica ELABORADO PELA ST ENGENHARIA

Aqui na ST ENGENHARIA realizamos o projeto de energia solar fotovoltaica paraindústrias,prédios, comércios, condomínios e residências, realizando um estudo minucioso de todos os requisitos necessários para que o sistema fique completamente eficaz, seguro e de acordo com as normas técnicas e normas das concessionárias de energia locais.

Para a execução da obra, nossa equipe segue todas as normas regulamentadoras de segurança do ministério do trabalho como NR10 (trabalhos com eletricidade) e NR35 (trabalhos em altura).

Atendemos anível nacional pois nossos profissionais possuem conhecimento nas legislações específicas de cada estado e nas normas das concessionárias de energia locais.

Possuímos também registro em todos os CREAs do Brasil, o que nos permite atender a nível nacional com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dentro dos padrões exigidos de cada local.

DEMAIS SERVIÇOS RELACIONADOS A PROJETOS QUE A ST ENGENHARIA REALIZA

  • Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão
  • Projeto de Instalações Elétricas de Média Tensão
  • Projeto de SPDA (Para-raios)
  • Projeto de Barramento Blindado (Bus-Way)
  • Projeto de Aterramento Elétrico
  • Projeto de As Built
  • Projeto de Migração para o Mercado Livre de Energia
  • Projeto de Barramento Blindado (Bus-Way)
  • Projeto de Alarme de Incêndio
  • Projeto Executivo com Detalhamento Eletromecânico de Infraestrutura
  • Projeto de Iluminação Interna, Externa e de Emergência
  • PDE – Plano Diretor de elétrica
  • Análise e correção de projetos externos (de acordo com as exigências e atualizações das NBRs).

Encontrou o que procurava?

Faça seu orçamento gratis agora mesmo!




Principais cidades e regiões do Brasil onde a ST ENGENHARIA atende Projeto de energia solar fotovoltaica:


  • Selecione a região do Brasil
  • Rio de Janeiro 
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba 
  • São José do Rio Preto 
  • Itatiba 
  • Amparo 
  • Barueri 
  • Ribeirão Preto
  • Marília 
  • Louveira 
  • Paulínia 
  • Bauru 
  • Valinhos 
  • Bragança Paulista 
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia 
  • Taubaté 
  • Araras 
  • São Carlos 
  • Itupeva 
  • Mendonça 
  • Itu 
  • Vinhedo 
  • Marapoama 
  • Votuporanga 
  • Hortolândia 
  • Araçatuba 
  • Jaboticabal 
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança 
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba

Whatsapp ST ENGENHARIA Whatsapp ST ENGENHARIA