Entre em contato com um de nossos especialistas!

Empresa de instalação de para raio

Buscando por Empresa de instalação de para raio, vai encontrar no site da ST Engenharia. Compare imediatamente e conheça a melhor referência em qualidade do mercado.

Leia mais

UMA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIO QUALIFICADA GARANTE A SEGURANÇA DA SUA EDIFICAÇÃO CONTRA RAIOS

Antes de falarmos sobre como é importante que uma empresa de instalação de para raio qualificada realize os serviços de projeto, instalação, laudo e manutenção de um sistema de para raios, precisamos entender rapidamente o que é e qual a importância deste sistema de proteção contra raios para uma edificação. Vamos lá...

O QUE É UM PARA RAIOS (SPDA)?

  • Os raios geram uma descarga de energia elevadíssima que afeta tensão e corrente, consequentemente queimando equipamentos eletrônicos;
  • podem causar curtos circuitos e incêndios e produzir um “centelhamento” capaz de matar pessoas, mesmo em ambientes internos.

Em questões de segundos, empresas, indústrias, condomínios, hospitais e residências, podem perder todo o seu patrimônio. Por este motivo, todas as edificações precisam de algum tipo de sistema de proteção, desde os mais simples, como um sistema de aterramento, até os mais complexos como o para raios completo.

O Para-raios ou SPDA é um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (raios) que deve ser instalado em edificações. O para raios tem como objetivo encaminhar a energia do raio, desde o ponto que ele atinge a edificação até o aterramento, o mais rápido e seguro possível, evitando danos.

Isto é, apesar do nome sugerir, o sistema não impede, não atrai e nem evita que o raio caia, porém atenua ao máximo os efeitos nocivos que ele causa na edificação, nas instalações elétricas e nos equipamentos. E claro, salva vidas, pois o Brasil é o país com maior incidência anual de descargas atmosféricas (de acordo com o Inpe, ocorrem mais de 78 milhões de raios por ano).

  • Basicamente, o para raios externo é composto por três subsistemas externos que trabalham em conjunto: Subsistema de captação do raio;
  • Subsistema de descida que conduz a energia do raio para o aterramento; e o Subsistema de aterramento que faz a drenagem da energia do raio para o solo.

Como podemos perceber pelo descrito acima, o sistema de para raios é extremamente importante para a segurança das pessoas e de uma edificação e por tanto, ele precisa ser bem dimensionado através de um Projeto de para raios, bem instalado e passar por manutenções periódicas realizadas com a ajuda de um Laudo de para raios. E, como veremos a seguir, para que ele seja efetivo e traga a segurança necessária, todos esses serviços precisam ser realizados por uma empresa de instalação de para raio capacitada e com experiência nesses tipos de serviços, assim como a ST Engenharia.

PROJETO DE PARA RAIOS ELABORADO POR UMA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIO

Como falado anteriormente, todas as edificações precisam de algum tipo de sistema de proteção contra raios, desde os mais simples até os mais complexos, e é o projeto de para raios elaborado por uma empresa de instalação de SPDA que vai determinar qual é o tipo de sistema ideal para determinada edificação, levando em consideração todas as variáveis do local e das normas técnicas.

Para isso, é necessário realizar vistorias técnicas in loco para ter uma análise ampla e específica do local e da sua vizinhança e também realizar cálculos de gerenciamento de risco pra determinar o nível de proteção que deverá ser utilizado para a edificação. Preferencialmente o projeto de para raios deve ser elaborado junto ao projeto da instalação elétrica em geral, antes da fase de construção da edificação, mas ele também pode ser elaborado e implantado em edificações já existentes sem para raios ou nos casos em que o sistema precisa ser atualizado/modernizado.

INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS EXECUTADA POR UMA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIO

Tanto o projeto quanto o laudo e a execução das obras de instalação e de manutenção de para raios devem ser realizados observando todos os parâmetros exigidos pelas normas técnicas, principalmente as seguintes:

  • NBR 5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  • NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão) da ABNT;
  • NBR 14039 (Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV) da ABNT;
  • NR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
  • Realizar uma obra de instalação de para raios, sem um estudo apropriado e minucioso das reais necessidades da edificação, ou seja, sem a elaboração de um projeto de para raios elaborado e executado por uma empresa de instalação de para raio especializada, pode ser muito perigoso e oneroso para a empresa ou condomínio, uma vez que a instalação de para raios mal executada pode não garantir a segurança da edificação contra raios e ainda favorecer acidentes nas instalações elétricas e atrasos e interrupções nas obras.

Abaixo apontaremos os danos que podem ser evitados com uma instalação de para raios bem planejada e bem executada por uma empresa de instalação SPDA (para raios) especializada, assim como a ST Engenharia:

DANOS QUE UMA INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS BEM EXECUTADA POR UMA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIO PODE EVITAR:

  • Evita danos às edificações, instalações elétricas, equipamentos e máquinas causados por raios;
  • Evita curtos-circuitos, centelhamentos, choques elétricos e incêndios, garantindo a segurança e integridade física das edificações e das pessoas contra choques e raios;
  • Evitas acidentes e perdas de vidas;
  • Favorece a continuidade das atividades da edificação, evitando interrupções no processo produtivo ou comercial pois evita acidentes;
  • Evita multas dos órgãos públicos pois garante que o para raios está em conformidade com as normas;
  • Evita a recusa das seguradoras para cobrir sinistros acontecidos na edificação pois garante que o para raios foi executado de acordo com as normas;
  • Evita a rejeição em obtenção de certificações do tipo ISO;
  • Evita a rejeição para a obtenção inicial e renovação do alvará de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros que solicita o projeto e laudo de para raios;
  • Evita a responsabilidade civil e criminal em casos de acidentes com descargas atmosféricas e não atendimentos às normas regulamentadoras.

LAUDO DE PARA RAIOS ELABORADO POR UMA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIO

O Laudo de para raios é um documento técnico, em formato de relatório, realizado através de inspeções e medições e que tem como objetivo verificar se o para raios da edificação está em bom estado de conservação, apto para atuar adequadamente em casos de descargas atmosféricas e se está em conformidade com o projeto de para raios e com as normas técnicas.

Este laudo é um documento obrigatório pela legislação e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação do alvará de funcionamento e também por seguradoras e certificadoras. A para raios empresa de instalação deve realizar uma vistoria no qual verifica-se a oxidação e a integridade estrutural de todos os componentes do para raios externo e interno (sistema de captação, sistema de descidas, sistema de aterramento, DPS’s da entrada de energia e do QDG, etc). Também se realizam medições de resistência de aterramento com o equipamento Terrômetro. Sendo assim, o laudo de para raios verifica as questões de segurança do sistema, apontando, caso seja necessário, as não conformidades encontradas e as sugestões para adequação dessas não conformidades através de uma manutenção de para raios.

Ou seja, para que uma manutenção de para raios possa ser bem realizada e garantir a segurança das pessoas e da edificação, é necessário e obrigatório que seja realizado o laudo de para raios para auxiliar nas manutenções e adequações.

MANUTENÇÃO DE PARA RAIOS EXECUTADA POR UMA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIO

A manutenção de para raios deve ser realizada com uma certa periodicidade pois alguns eventos podem afetar o funcionamento correto do para raios e diminuir consideravelmente a sua eficácia de proteção. São alguns deles: ocorrência de descarga atmosférica no sistema, oxidação, defeitos ou degradação com o tempo.

Por isso, a norma recomenda uma avaliação do sistema, ou seja, a realização de um laudo de para raios, para verificar se o sistema encontra-se dentro das normas e seguro. Depois da realização do laudo, é identificado se o sistema precisa passar por algum tipo de manutenção/adequação para garantir que sua empresa, condomínio ou residência estejam realmente protegidos.

A realização do laudo de para raios e consequentemente da manutenção de para raios com uma empresa de instalação de para raio qualificada, devem ser realizadas, no mínimo, com a seguinte periodicidade:

  • Anualmente: em empresas ou indústrias fornecedoras de serviços essenciais como energia elétrica, água, hospitais, entre outras;
  • em edificações que contenham munição ou explosivos;
  • e em locais expostos a corrosãoatmosférica severa (como regiões litorâneas ou indústrias com ambientes agressivos);
  • A cada três anos nas demais empresas, indústrias, comércios e edificações residenciais;
  • Após a edificação ter sido atingida por uma descarga atmosférica (raio);
  • Após a realização de reformas na edificação (modificações e ampliações).

PROBLEMAS CAUSADOS POR UM SISTEMA DE PARA RAIOS NÃO PROJETADO E NÃO INSTALADO POR UMA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIO QUALIFICADA

Toda instalação elétrica mal planejada e mal executada, assim como um sistema de para raios, pode acarretar diversos problemas em uma edificação, principalmente problemas relacionados à segurança, favorecendo acidentes como choques elétricos, curtos circuitos, incêndios e explosões. Mas também causam problemas financeiros diretos pois instalações elétricas mal projetadas não são eficientes e causam distúrbios elétricos que aumentam o consumo de energia da edificação e causam danos aos equipamentos, máquinas e instalações, diminuindo a sua vida útil.

Durante a execução da obra de instalação do para raios, as instalações elétricas mal projetadas também causam aquisição de materiais desnecessários, excessivos, incorretos e de alto custo pois não dimensionam os tipos e quantidades corretamente, além de também aumentar o tempo de execução da obra devido aos contratempos e intercorrências.

Então, para concluir, podemos perceber que todas as etapas envolvidas em uma instalação de para raios devem ser realizadas por uma empresa de instalação de para raio qualificada e com experiência na área, para garantir que o sistema atue da forma correta, trazendo segurança e economia para uma edificação.

DIFERENCIAIS DA ST ENGENHARIA, UMA EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIO QUALIFICADA

A ST Engenharia é uma empresa de instalação de para raio qualificada e com muita experiência na área. Já realizamos muitos serviços de para raios como elaboração de projetos, laudos, instalações e manutenções em várias cidades do Brasil.Realizamos nossos serviços paraindústrias de todos os portes e segmentos de atuação,prédios, comércios, condomínios, residências e torres de telecomunicações, tanto em baixa quanto em média tensão.Para os serviços de elaboração de projeto de para raios e elaboração de laudo de para raios, nós atendemos a nível nacional.Já os serviços de instalação e manutenção de para raios, nós atendemos em toda a região sul e sudeste do Brasil, pois nossos profissionais possuem conhecimento nas legislações e normas específicas de cada local. Possuímos também registro em todos os CREAs do Brasil, o que nos permite atender nessas localidades com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dentro dos padrões exigidos de cada local.


Encontrou o que procurava?

Faça seu orçamento gratis agora mesmo!




Principais cidades e regiões do Brasil onde a ST ENGENHARIA atende Empresa de instalação de para raio:


  • Selecione a região do Brasil
  • Rio de Janeiro 
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba 
  • São José do Rio Preto 
  • Itatiba 
  • Amparo 
  • Barueri 
  • Ribeirão Preto
  • Marília 
  • Louveira 
  • Paulínia 
  • Bauru 
  • Valinhos 
  • Bragança Paulista 
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia 
  • Taubaté 
  • Araras 
  • São Carlos 
  • Itupeva 
  • Mendonça 
  • Itu 
  • Vinhedo 
  • Marapoama 
  • Votuporanga 
  • Hortolândia 
  • Araçatuba 
  • Jaboticabal 
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança 
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba

Whatsapp ST ENGENHARIA Whatsapp ST ENGENHARIA