Galeria
ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE MANUTENÇÃO DE PARA RAIOS
Sempre que falarmos de manutenção de para raios, rotineiramente é identificado como importante para realizar a instalação de SPDA é regulada pela Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT), através da NBR 5419 cujo objetivo principal é evitar e minimizar incêndios e explosões ou assegurar a proteção de raios e o seu significado é Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, também é conhecido como pára-raios. Em resumo, podemos dizer que é feito por um profissional especializado em SPDA. Por outro lado, também conhecidos pelos profissionais do ramo como empresa de SPda, tem como marca da sua necessidade na rotina diária, elevar o nível de segurança e atender a exigência do corpo de bombeiros e manter a segurança do local, fatores que somados a outras variáveis compõem vertentes que trazem grandes benefícios para as empresas.
CONFIRA OS DIFERENCIAIS DE MANUTENÇÃO DE PARA RAIOS
Manutenção de para raios com tudo que há de melhor você encontra na ST Engenharia. Veja na lista abaixo:
- serviço de altíssima qualidade
- pontualidade e agilidade
MAIS INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE A ST ENGENHARIA
Saiba que na ST Engenharia tem tudo que sua empresa precisa para engenharia elétrica. É possível encontrar itens variados com tecnologia de ponta como manutenção de para raios com pontualidade e agilidade. Fora isso, você ainda encontra versatilidade. flexibilidade e serviços realizados totalmente de acordo com as normas técnicas da ABNT e das Normas Regulamentadoras (NRs) e acompanhados por engenheiros eletricistas. Tudo isso por ser líder no mercado e idônea, características possíveis pela empresa ter escritório em Curitiba/PR, mas atendendo clientes em diversas cidades e outros estados e utilização de equipamentos de ponta para a realização de vistorias e inspeções de forma prática e com a mínima interferência na rotina da edificação (sem a necessidade de parada do processo produtivo), como câmeras termográficas, drones, equipamentos analisadores da qualidade da energia, entre outros onde, somado a performance de uma equipe de profissionais, além de qualificados, são orientados a atender os clientes de acordo com o principal diferencial da empresa, a versatilidade/flexibilidade com que atuamos, acolhendo o cliente em todas as suas necessidades e registro em todos os CREAs do Brasil, o que permite atender a nível nacional com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dentro dos padrões exigidos de cada local, garante a melhor experiência para seus clientes.
IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE PARA RAIOS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA SUA EDIFICAÇÃO CONTRA RAIOS
Antes de falarmos sobre o serviço demanutenção de para raios- SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) precisamos entender rapidamente o que é e qual a importância deste sistema de proteção contra raios para uma edificação. Vamos lá...
O QUE É UM PARA RAIOS (SPDA)?
Os raios geram uma descarga de energia elevadíssima que afeta tensão e corrente, consequentemente queimando equipamentos eletrônicos; podem causar curtos circuitos e incêndios e produzir um “centelhamento” capaz de matar pessoas, mesmo em ambientes internos.
Em questões de segundos, empresas, indústrias, condomínios, hospitais e residências, podem perder todo o seu patrimônio.Por este motivo, todas as edificações precisam de algum tipo de sistema de proteção, desde os mais simples, como um sistema de aterramento, até os mais complexos como o para raio completo.
O Para raios ou SPDA é um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (raios) que deve ser instalado em edificações. O para raios tem como objetivo encaminhar a energia do raio, desde o ponto que ele atinge a edificação até o aterramento, o mais rápido e seguro possível, evitando danos.
Isto é, apesar do nome sugerir, o sistema não impede, não atrai e nem evita que o raio caia, porém atenua ao máximo os efeitos nocivos que ele causa na edificação, nas instalações elétricas e nos equipamentos. E claro, salva vidas, pois o Brasil é o país com maior incidência anual de descargas atmosféricas (de acordo com o Inpe, ocorrem mais de 78 milhões de raios por ano).
Basicamente, o para raios externo é composto por três subsistemas externos que trabalham em conjunto:
- Subsistema de captação do raio;
- Subsistema de descida que conduz a energia do raio para o aterramento; e o
- Subsistema de aterramento que faz a drenagem da energia do raio para o solo.
-
E, para que o sistema de para raios seja efetivo e traga a segurança necessária para a edificação, ele precisa ser bem dimensionado através de um Projeto de para raios, bem instalado e passar por manutenções periódicas realizadas por uma empresa capacitada e com experiência nesse tipo de serviço demanutenção de para raios, assim como a ST Engenharia.
MANUTENÇÃODEPARA RAIOS (SPDA)
Amanutenção de para raiosdeve ser realizada com umacerta periodicidade pois alguns eventos podem afetar o funcionamento correto do para raios e diminuir consideravelmente a sua eficácia de proteção. São alguns deles: ocorrência de descarga atmosférica no sistema, oxidação, defeitos ou degradação com o tempo.
Por isso, a norma recomenda uma avaliação do sistema, ou seja, a realização de um laudo de para raios, para verificar se o sistema encontra-se dentro das normas e seguro. Depois da realização do laudo, é identificado se o sistema precisa passar por algum tipo de manutenção/adequação para garantir que sua empresa, condomínio ou residência estejam realmente protegidos.
A realização do laudo de para raios e consequentemente damanutenção de para raiosdevem ser realizados, no mínimo, com a seguinte periodicidade:
- Anualmente: em empresas ou indústrias fornecedoras de serviços essenciais como energia elétrica, água, hospitais, entre outras; em edificações que contenham munição ou explosivos; e em locais expostos a corrosãoatmosférica severa (como regiões litorâneas ou indústrias com ambientes agressivos);
- A cada três anos nas demais empresas, indústrias, comércios e edificações residenciais;
- Após a edificação ter sido atingida por uma descarga atmosférica (raio);
- Após a realização de reformas na edificação (modificações e ampliações).
Tanto o projeto quanto o laudo e a execução das obras de instalação e demanutenção de SPDAdevem ser realizadosobservando todos os parâmetros exigidos pelas normas técnicas, principalmente as seguintes:
- NBR 5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- NBR 5410(instalações elétricas de baixa tensão) da ABNT;
- NBR 14039(Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV) da ABNT;
- NR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
Realizar uma obra demanutenção de para raios,sem um estudo apropriado e minucioso das reais condições atuais do sistema, ou seja, sem a elaboração de um laudo depara raioselaborado por empresa especializada, pode ser muito perigoso e oneroso para a empresa ou condomínio, uma vez que amanutenção de SPDA e aterramentomal executada pode não garantir a segurança da edificação contra raios e ainda favorecer acidentes nas instalações elétricas e atrasos e interrupções nas obras.
Abaixo apontaremos os danos que podem ser evitados com umamanutenção de para raiosbem planejada e bem executada por empresa especializada, assim como a ST Engenharia:
DANOS QUE AMANUTENÇÃO DE PARA RAIOSBEM EXECUTADA PODE EVITAR:
- Evita danos às edificações, instalações elétricas, equipamentos e máquinas causados por raios;
- Evita curtos-circuitos, centelhamentos, choques elétricos e incêndios, garantindo a segurança e integridade física das edificações e das pessoas contra choques e raios;
- Evitas acidentes e perdas de vidas;
- Favorece a continuidade das atividades da edificação, evitando interrupções no processo produtivo ou comercial pois evita acidentes;
- Evita multas dos órgãos públicos pois garante que o para raios está em conformidade com as normas;
- Evita a recusa das seguradoras para cobrir sinistros acontecidos na edificação pois garante que o para raios foi executado e é mantido de acordo com as normas;
- Evita a rejeição em obtenção de certificações do tipo ISO;
- Evita a rejeição para a obtenção inicial e renovação do alvará de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros que solicita o projeto e laudo de para raios;
- Evita a responsabilidade civil e criminal em casos de acidentes com descargas atmosféricas e não atendimentos às normas regulamentadoras.
O QUE É UM LAUDO DE PARA RAIOS (SPDA)?
O Laudo depara raiosé um documento técnico, em formato de relatório, realizado através de inspeções e medições e que tem como objetivo verificar se opara raiosda edificação está em bom estado de conservação, apto paraatuar adequadamente em casos de descargas atmosféricase se está em conformidade com o projeto depara raiose com as normas técnicas.
Este laudoé um documento obrigatório pela legislação e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação do alvará de funcionamento e também por seguradoras e certificadoras.
Através de uma vistoria verifica-sea oxidação e a integridade estruturalde todos os componentes dopara raiosexterno e interno (sistema de captação, sistema de descidas, sistema de aterramento, DPS’s da entrada de energia e do QDG, etc). Também se realizammediçõesde resistência de aterramento com o equipamento Terrômetro.
Sendo assim, o laudo depara raiosverifica as questões de segurança do sistema, apontando, caso seja necessário, as não conformidades encontradas e as sugestões para adequação dessas não conformidades através de umamanutenção de para raio (SPDA).
Ou seja, para que umamanutenção de para raiospossa ser bem realizada e garantir a segurança das pessoas e da edificação, é necessário e obrigatório que seja realizado o laudo depara raiospara auxiliar nas manutenções e adequações.
O QUE É UMPROJETO DE PARA RAIOS (SPDA)?
Como falado anteriormente, todas as edificações precisam de algum tipo de sistema de proteção contra raios, desde os mais simples até os mais complexos, e é o projeto depara raiosque vai determinar qual é o tipo ideal para determinada edificação, levando em consideração todas as variáveis do local e das normas técnicas.
Para isso, é necessário realizar vistorias técnicas in loco para ter uma análise ampla e específica do local e da sua vizinhança e também realizar cálculos de gerenciamento de risco pra determinar o nível de proteção que deverá ser utilizado para a edificação.
Preferencialmente o projeto depara raiosdeve ser elaborado junto ao projeto da instalação elétrica em geral, antes da fase de construção da edificação, mas ele também pode ser elaborado e implantado em edificações já existentes sempara raiosou nos casos em que o sistema precisa ser atualizado/modernizado.
QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DAMANUTENÇÃO DE PARA RAIOSEXECUTADA PELA ST ENGENHARIA
Aqui naST ENGENHARIArealizamos a instalaçãode para raiose amanutenção de para raios, tantoem baixa quanto em média tensão, nos seguintes casos:
- Para indústriasde todos os portes e segmentos de atuação;
- Para prédios e condomínios comerciais e residenciais;
- Para comércios;
- Pararesidências;
- Para torres de comunicação e telefonia.
Executamos este serviçodemanutenção de para raiosem toda a região sul e sudeste do Brasil,pois nossos profissionais possuem conhecimento nas legislações e normas específicas de cada local.
Para os serviços de elaboração de projeto de para raio e elaboração de laudo de para raio, nós atendemos a nível nacional.
Possuímos também registro em todos os CREAs do Brasil, o que nos permite atender nessas localidades com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dentro dos padrões exigidos de cada local.
DEMAIS SERVIÇOS DE EXECUÇÃO DE OBRAS QUE A ST ENGENHARIA REALIZA
- Elétrica Industrial (Instalações e Manutenções Elétricas Industriais)
- Elétrica Predial (Instalação e Manutenção Elétrica em Prédios)
- Instalação e manutenção de Aterramento Elétrico
- Montagem e manutenção de Subestação de Energia
- Aumento de Carga Elétrica
- Instalação e manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico
- Obra de migração do faturamento para o mercado livre de energia
- Obra deinfraestrutura elétrica para saneamento básico
- Reforma elétrica (retrofit elétrico)
- Montagem e manutenção de Painel Elétrico
- Instalação e manutenção de motor elétrico
- Montagem e desmontagem industrial
- Instalação de Câmeras de Monitoramento (Sistema de CFTV)
- Instalação de Alarme de Incêndio
- Instalação de Fotocélulas e Sensores de Presença
- Criação de Infraestrutura e Circuitos para Equipamentos
- Iluminação direta, indireta e de emergência
- Desmembramento de circuitos de 110 v para 220 v.
- Elétrica Industrial (Instalações e Manutenções Elétricas Industriais)
- Para indústriasde todos os portes e segmentos de atuação;
- Evita danos às edificações, instalações elétricas, equipamentos e máquinas causados por raios;
- NBR 5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- Anualmente: em empresas ou indústrias fornecedoras de serviços essenciais como energia elétrica, água, hospitais, entre outras; em edificações que contenham munição ou explosivos; e em locais expostos a corrosãoatmosférica severa (como regiões litorâneas ou indústrias com ambientes agressivos);