O laudo de iluminação deve ser elaborado em todas as empresas e ambientes para verificar as condições de iluminação do local, a fim de garantir os padrões mínimos aceitáveis pela legislação vigente, evitando assim uma série de problemas de saúde e acidentes que podem ser causados em decorrência de uma iluminação incorreta no ambiente de trabalho.
Então, vamos falar mais profundamente sobre o laudo de iluminação e o quanto ele é importante para sua empresa não apenas evitar acidentes e multas dos órgãos públicos, mas principalmente, melhorar o ambiente de trabalho, trazendo ganhos de produtividade. Vamos lá...
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA MÁ ILUMINAÇÃO EM UM AMBIENTE DE TRABALHO?
Uma iluminação inadequada, tanto em excesso quanto em falta de luz, favorece o desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde, desde físico até emocionais, principalmente em ambientes de trabalho onde são realizadas atividades por um longo período de tempo. São alguns exemplos:
- Irritação nos olhos;
- Cansaço visual;
- Distúrbios emocionais;
- Sonolência, cansaço e apatia;
- Problemas de pele.
Esses problemas relacionados acima são diretamente ligados à baixa produtividade pois diminui o rendimento e a disposição do trabalhador, implicando em aumento no número de acidentes, alterações na qualidade do produto/serviço final, maior desperdício de material, entre outros.
E é por isso que o laudo luminotécnico se faz tão necessário em uma empresa que quer garantir a qualidade de saúde no trabalho para seus colaboradores e obter melhorias de rendimento e produtividade.
O QUE É UM LAUDO DE ILUMINAÇÃO?
O laudo de iluminação é um documento técnico, em formato de relatório, realizado através de inspeções, análises e medições e que tem como objetivo avaliar a iluminação dos ambientes de uma edificação, com o intuito de identificar problemas e sugerir soluções para adequação às normas, melhorando assim a saúde no trabalho.
Os ambientes analisados podem ser internos ou externos, abertos ou fechados, onde se desenvolva qualquer tipo de trabalho.
As medições são realizadas com o equipamento Luxímetro para verificar se os resultados encontram-se dentro dos níveis padronizados.
Sendo assim, o laudo de iluminação verifica a Iluminância do ambiente (intensidade e iluminação), quantidade e condição das luminárias e a distribuição da luz no ambiente de acordo com a arquitetura e tipo de trabalho executado .
Ele aponta, caso seja necessário, as não conformidades encontradas e as sugestões para adequação dessas não conformidades.
O Laudo de iluminância verifica se a iluminação está em conformidade com as normas técnicas brasileiras:
- NBR ISSO/CIE 8995, NBR 5461, NBR 5413, NBR 5382 e NR 17.
O Laudo de Iluminação avalia também ou seguintes itens:
- A iluminação natural, que pode contribuir para uma boa iluminação do local, ou atrapalhar em casos de ofuscamento;
- O ofuscamento luminoso, ou seja, locais que possuem grandes fontes de iluminamento junto com áreas mais escuras, o que causa ofuscamento e cegueira momentânea, favorecendo acidentes;
- Condição das luminárias e outros itens de iluminação, verificando se estão em perfeitas condições de uso, sem danos ou sujeiras que dificultem a passagem de luz.
QUANDO E POR QUEM O LAUDO DE ATERRAMENTO DEVE SER ELABORADO?
O Laudo de Iluminamento deve ser elaborado por profissional experiente e legalmente habilitado no CREA da região onde está sendo realizada a vistoria.
Deve ser elaborado anualmente e nas seguintes ocasiões:
- Após a realização de reformas na edificação (modificações e ampliações);
- Mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
- Acontecimento de eventos que indiquem a necessidade de novas inspeções;
- Mudança no endereço da empresa;
- Na instalação de novas ou na substituição de máquinas e equipamentos.
QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DO LAUDO DE ILUMINAÇÃO ELABORADO PELA ST ENGENHARIA
Aqui na ST ENGENHARIA, realizamos vistorias, medições e elaboramos laudo de iluminação paraindústrias,prédios, comércios, residências e condomínios.
Atendemos anível nacional pois nossos profissionais possuem conhecimento nas legislações específicas de cada estado e nas normas das concessionárias de energia locais.
Possuímos também registro em todos os CREAs do Brasil, o que nos permite atender a nível nacional com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dentro dos padrões exigidos de cada local.
Utilizamos apenas equipamentos testados, certificados e calibrados para a realização das medições.
DEMAIS SERVIÇOS RELACIONADOS A LAUDO QUE A ST ENGENHARIA REALIZA
- Laudo das Instalações Elétricas (de acordo com as normas NR-10 e NBR 5410)
- Laudo de SPDA (Para-raios)
- Laudo de Aterramento Elétrico (fixo ou temporário)
- Laudo com Termografia Elétrica (nas instalações, equipamentos e painéis elétricos)
- Laudo com Analisador da Qualidade da Energia Recebida pela Concessionária
- Laudo de Aterramento de Equipamentos Laudo de Medição de Continuidade das Estruturas
- Laudo de Entrega e Recebimento de Obras
- laudo de iluminação interna, externa e de emergência
- Laudo de ICMS para restituição do ICMS da conta de luz